Diálogos de saberes em uma horta urbana: a temática do controle biológico de pragas em uma proposta de educação não formal para o trabalho
Palabras clave:
agricultura urbana, entomologia, agroecologiaResumen
A agricultura desenvolvida em ambientes urbanos configura contextos especiais, como a proximidade de residências e o cultivo de hortaliças, favorecendo a utilização de técnicas agroecológicas que reduzam a exposição a produtos sintéticos e tóxicos tanto de agricultores quanto consumidores e moradores próximos as áreas de cultivo. A apropriação ou não destas formas de lidar com a produção passa por diferentes processos de observação, diálogos e reconhecimento de questões socioambientais, econômicas, políticas e culturais que norteiam e podem contribuir para sustentar o cultivo de hortaliças propriamente dito. Este artigo se propõe a refletir sobre alguns percursos de aprendizagem vivenciados por meio de pesquisa realizada com os agricultores da Horta Comunitária da Cohab, município de Lavras, Minas Gerais. Para alcance dos objetivos propostos, identificou-se o perfil socioeconômico dos agricultores da horta e suas principais demandas técnicas. Foi utilizado roteiro de entrevista semiestruturado e oficina estratégica de levantamento de demandas. Assim, foram concebidas e desenvolvidas oficinas pedagógicas, palestras, cursos, demonstrações práticas e visitas a outro município para troca de experiências. Um momento específico de devolução e avaliação dos resultados da pesquisa com os agricultores e toda a equipe de trabalho permitiu a identificação de dois eixos analíticos principais: a receptividade e a potencialidade para aprofundamento do conhecimento e ampliação da horta conduzida em bases agroecológicas.
Descargas
Referencias
ANDRADE, R. C. Agricultura urbana e controle biológico: construindo estratégias participativas no município de Lavras, MG, 2013. Dissertação (Mestrado), Ufla, Lavras, 2013. 132 p.
CASTELO B. M.; ALCÂNTARA, F. A.; de MELO, P. E. O projeto horta urbana de Santo Antônio do Descoberto. Brasília: Embrapa Hortaliças, v.1, 2007. 160 p.
COELHO, F. M. G. A arte das orientações técnicas no campo: concepções e métodos. Viçosa, MG: UFV, 2005. 139 p.
DRESCHER, A. W.; JACOBI, P.; AMEND, J. Segurança alimentar urbana: agricultura urbana, uma resposta à crise? Revista de Agricultura Urbana, Lima, n.1, 2000. Disponível em: <http://www.agriculturaurbana.org.br/RAU/AU1/AU1resposta.html>. Acesso em 10 dez. 2012.
FRANCO, J. B.; MOLON, S. I. Aproximações entre educação não formal e trabalho mediadas por uma perspectiva socioambiental e de classe. Cadernos de Educação: FaE/PPGE/UFPel, Pelotas n.30, p. 167-86, 2008.
FRIGOTTO. G. As relações trabalho-educação e o labirinto do Minotauro. In: AZEVEDO, J. C. (Org.) Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: Universidade/UFRGS/Secretaria Municipal de Educação, 2000.
FREITAS, L. A produção da ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1986.
GADOTTI, M. A questão da educação formal/não formal. Sion: Institut International des Droits de loEnfant (IDE), 2005. 11 p.
HABITAT/ONU. 2012. Estado das cidades na America Latina e Caribe 2012: Rumo a uma nova transição urbana. Disponível em: <http://www.onuhabitat.org/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=816&Itemid=538>. Acesso em 01 nov 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sinopse do Censo Demográfico, 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=P6&uf=00>. Acesso em 2 out 2012.
MARTIN, A.; OUDWATER, N.; GÜNDEL, S. Metodologias para a análise de situação. Revista de Agricultura Urbana, Lima, n.5, dez. 2001. Disponível em: <http://www.agriculturaurbana.org.br/RAU/AU05/AU5analise.html>. Acesso em 10 dez. 2012.
MOUGEOT, L. J. A. Agricultura urbana: conceito e definição. Revista de Agricultura Urbana, Lima, n.1, jul. 2000. Disponível em: <http://www.agriculturaurbana.org.br/RAU/AU1/AU1.html>. Acesso em 10 dez. 2012.
PESSOA, C. C. Agricultura urbana e pobreza: um estudo no município de Santa Maria – RS. Dissertação (Mestrado) UFSM, Santa Maria, 2005. 87 p.
RIBEIRO, M. Pedagogia da autonomia: análise da assistência técnica prestada a agricultores assentados. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, n.8, p. 133-61, 2001.
VEGA, O. F-L. Pasado, Presente y Futuro Del Control Biológico Em Cuba. Fitosanidad. v.11, n.3, p. 61-6, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons (CC BY 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado.
- Los autores pueden hacer acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo, incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre mostrando que el trabajo se publicó primero en Revista IDeAS.