Diálogos de saberes em uma horta urbana: a temática do controle biológico de pragas em uma proposta de educação não formal para o trabalho

Autores/as

  • Rebeca Cássia Andrade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Inês Caroline de Lima Proença Universidade Federal de Lavras
  • Maria de Lourdes Souza Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Brígida Souza Universidade Federal de Lavras

Palabras clave:

agricultura urbana, entomologia, agroecologia

Resumen

A agricultura desenvolvida em ambientes urbanos configura contextos especiais, como a proximidade de residências e o cultivo de hortaliças, favorecendo a utilização de técnicas agroecológicas que reduzam a exposição a produtos sintéticos e tóxicos tanto de agricultores quanto consumidores e moradores próximos as áreas de cultivo. A apropriação ou não destas formas de lidar com a produção passa por diferentes processos de observação, diálogos e reconhecimento de questões socioambientais, econômicas, políticas e culturais que norteiam e podem contribuir para sustentar o cultivo de hortaliças propriamente dito. Este artigo se propõe a refletir sobre alguns percursos de aprendizagem vivenciados por meio de pesquisa realizada com os agricultores da Horta Comunitária da Cohab, município de Lavras, Minas Gerais. Para alcance dos objetivos propostos, identificou-se o perfil socioeconômico dos agricultores da horta e suas principais demandas técnicas. Foi utilizado roteiro de entrevista semiestruturado e oficina estratégica de levantamento de demandas. Assim, foram concebidas e desenvolvidas oficinas pedagógicas, palestras, cursos, demonstrações práticas e visitas a outro município para troca de experiências. Um momento específico de devolução e avaliação dos resultados da pesquisa com os agricultores e toda a equipe de trabalho permitiu a identificação de dois eixos analíticos principais: a receptividade e a potencialidade para aprofundamento do conhecimento e ampliação da horta conduzida em bases agroecológicas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rebeca Cássia Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestre em agronomia/entomologia, Doutoranda em educação, Universidade Federal de Minas Gerais. 

  • Inês Caroline de Lima Proença, Universidade Federal de Lavras

    Mestre em biodiversidade e agroecossistemas amazônicos, Doutoranda em fitotecnia, Universidade Federal de Lavras (UFLA).

  • Maria de Lourdes Souza Oliveira, Universidade Federal de Lavras

    Professora doutora associada do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

  • Brígida Souza, Universidade Federal de Lavras

    Professora doutora associada do departamento de entomologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Referencias

ANDRADE, R. C. Agricultura urbana e controle biológico: construindo estratégias participativas no município de Lavras, MG, 2013. Dissertação (Mestrado), Ufla, Lavras, 2013. 132 p.

CASTELO B. M.; ALCÂNTARA, F. A.; de MELO, P. E. O projeto horta urbana de Santo Antônio do Descoberto. Brasília: Embrapa Hortaliças, v.1, 2007. 160 p.

COELHO, F. M. G. A arte das orientações técnicas no campo: concepções e métodos. Viçosa, MG: UFV, 2005. 139 p.

DRESCHER, A. W.; JACOBI, P.; AMEND, J. Segurança alimentar urbana: agricultura urbana, uma resposta à crise? Revista de Agricultura Urbana, Lima, n.1, 2000. Disponível em: <http://www.agriculturaurbana.org.br/RAU/AU1/AU1resposta.html>. Acesso em 10 dez. 2012.

FRANCO, J. B.; MOLON, S. I. Aproximações entre educação não formal e trabalho mediadas por uma perspectiva socioambiental e de classe. Cadernos de Educação: FaE/PPGE/UFPel, Pelotas n.30, p. 167-86, 2008.

FRIGOTTO. G. As relações trabalho-educação e o labirinto do Minotauro. In: AZEVEDO, J. C. (Org.) Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: Universidade/UFRGS/Secretaria Municipal de Educação, 2000.

FREITAS, L. A produção da ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1986.

GADOTTI, M. A questão da educação formal/não formal. Sion: Institut International des Droits de loEnfant (IDE), 2005. 11 p.

HABITAT/ONU. 2012. Estado das cidades na America Latina e Caribe 2012: Rumo a uma nova transição urbana. Disponível em: <http://www.onuhabitat.org/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=816&Itemid=538>. Acesso em 01 nov 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sinopse do Censo Demográfico, 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=P6&uf=00>. Acesso em 2 out 2012.

MARTIN, A.; OUDWATER, N.; GÜNDEL, S. Metodologias para a análise de situação. Revista de Agricultura Urbana, Lima, n.5, dez. 2001. Disponível em: <http://www.agriculturaurbana.org.br/RAU/AU05/AU5analise.html>. Acesso em 10 dez. 2012.

MOUGEOT, L. J. A. Agricultura urbana: conceito e definição. Revista de Agricultura Urbana, Lima, n.1, jul. 2000. Disponível em: <http://www.agriculturaurbana.org.br/RAU/AU1/AU1.html>. Acesso em 10 dez. 2012.

PESSOA, C. C. Agricultura urbana e pobreza: um estudo no município de Santa Maria – RS. Dissertação (Mestrado) UFSM, Santa Maria, 2005. 87 p.

RIBEIRO, M. Pedagogia da autonomia: análise da assistência técnica prestada a agricultores assentados. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, n.8, p. 133-61, 2001.

VEGA, O. F-L. Pasado, Presente y Futuro Del Control Biológico Em Cuba. Fitosanidad. v.11, n.3, p. 61-6, 2007.

Publicado

2016-12-13

Número

Sección

Artículos originales

Artículos similares

1-10 de 163

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.