As representações do rural nos anúncios da Revista Globo Rural (1980-2000)
Palavras-chave:
Representações sociais, Publicidade rural, Revista Globo Rural, Discurso publicitário, Semiótica ruralResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado, especificamente os que dizem respeito à análise da imagem, segundo a análise semiótica de Martine Joly, dos anúncios da revista Globo Rural, entre as décadas de 1980 e 2000, objetivando levantar e analisar qual a imagem que essa publicidade representou sobre o rural brasileiro
Downloads
Referências
BAHIENSE, Roberto. Atendimento e planejamento. In: Propaganda e marketing da Bahia. Salvador: ABAP – Associação Brasileira de Agências de Propaganda/ Editora A Tarde, 1989.
CARNEIRO, Maria José Ruralidade: novas identidades em construção. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro: CPDA - UFRRJ, n. 11, p.53-75, out. 1998. Disponível em https://www2.pvanet.ufv.br/sistemas/files/conteudo/538/zeze11.htm.%20Acessado%20em%2023/10/2006
GALVÃO, A.S. Mulher, margarina, clichês & outros ingredientes. São Bernardo do Campo: UMESP/POSCOM, 1998. 213p. Dissertação (Mestrado, UMESP). GEERTZ, Clifford. Ethos, Visão de mundo e a análise de símbolos sagrados. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985. (Introdução, Cap. I, VI e Conclusão).
GRAZIANO DA SILVA, José. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.43, pp. 37-50. ISSN 01034014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n43/v15n43a05.pdf, Acesso em 22 /112009.
GRAZIANO DA SILVA. O novo rural brasileiro. Revista Nova Economia, Belo Horizonte. 7(1), p.43-81, maio 1997. Disponível em http://www.fidamerica.org/admin/docdescargas/centrodoc/centrodoc_443.pdF.Acessado em 04/11/2009.
JOLY. Martine. Introdução à análise da imagem. Trad. de Marina Appenzeller, 2 ed. São Paulo: Papirus, 1996. 152 p.
LAPLANTINE L. Trindade. O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1977.
MAGALHÃES, Izabel. Análise do discurso publicitário. Revista da Associação Brasileira de Linguística/Abralin, João Pessoa, PB. vol. 4, nº 1 e 2, p. 231-260. dezembro de 2005. Disponível
em: http://www.abralin.org/revista/RV4N1_2/RV4N1_2_art8.pdf. Acesso em: 04/04/2009.
PAZ, Josi. Internet cor-de-rosa. Disponível em: http://www.eca.usp.br/alaic/material%20congresso%202002/congBolivia2002/trabalhos%20completos%20Bolivia%202002/GT%2017%20paulo%20tarsitano/josi%20paz.doc. Acesso em: 07/03/2009.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo. Um estudo antropológico da publicidade.2. ed., São Paulo: Brasiliense, 1990.
VESTERGAARD, Torben e SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Biblioteca Universal).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista IDeAS.