Young people from the central region of Rio Grande do Sul

perspectives and policies for staying in rural areas

Authors

  • Alessandra Troian Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento, Brasil

Keywords:

rural youth, development, youngs, public policies

Abstract

A juventude é uma categoria socialmente destacada, uma fase de mudanças que merece ser estudada, sobretudo a juventude rural que se torna invisível mediante o processo de socialização da agricultura. O estudo objetiva caracterizar os jovens que têm permanecido no meio rural, apresentando suas percepções em relação ao que precisa mudar e melhorar para que os jovens permaneçam no campo, bem como as políticas públicas conhecidas e acessadas por eles. Para tanto, foram entrevistados 18 jovens de 11 diferentes comunidades rurais do Município de Arroio do Tigre, região central do Rio Grande do Sul. O estudo limitou-se a jovens de 14 a 25 anos que projetam suas vidas no meio rural. Verificou-se que os jovens sentem-se bem na fase da vida em que se encontram e associam a juventude a uma etapa de liberdade e responsabilidades. No que diz respeito às suas perspectivas, os entrevistados demandam investimentos, políticas específicas e apoio governamental, desejam ainda respeito e valorização à profissão e ao modo de vida do agricultor. Por fim, salienta-se que os jovens são inseridos em políticas públicas destinadas às demais faixas etárias. As políticas conhecidas e acessadas são destinadas à produção e à produtividade, havendo carência de atividades não agrícolas e relacionadas ao lazer e à educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Alessandra Troian, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento, Brasil

    Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento

References

ABRAMOVAY, Ricardo et al. Juventude eagricultura familiar: desafios dos novos padrões sucessórios. Brasília: UNESCO, 1998.

ABRAMOVAY, Ricardo. “Agricultura familiar e serviço público: novos desafios à extensão rural.” Brasília. Cadernos de Ciência &Tecnologia, v. 15, n.1, p.132-152, jan./abr. 1998.

BRUMER, Anita. “Gênero e agricultura: a situação da mulher na agricultura do Rio Grande do Sul”. Estudos Feministas,v. 12, n. 1, p. 205-227, 2004.

BRUMER, Anita et al. Juventude rural e divisão do trabalho na unidade de produção familiar. In: Congresso Internacional Rural Sociology Association(IRSA), Rio de Janeiro, Anais, 2000.

CARNEIRO, Maria José. O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira; SANTOS, Raimundo; COSTA, Luiz Flávio de Carvalho (org.). Mundo Rural e Política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa Guaraná. Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

DAYRELL, Juarez. “O jovem como sujeito social”. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 40-52, set/out./nov./dez., 2003.

DURSTON, John. (org.). Juventude rural: modernidad y democracia em América Latina. Santiago de Chile: Cepal, 1996.

FROSSARD, Antônio Carlos. Identidade do jovem rural confrontando com estereótipo de Jeca Tatu: um estudo qualitativo com os jovens da EFA Rei Alberto I. p 209. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação), Universidade Nova de Lisboa – Portugal, Universidade François Rabelais De Tours – França, Nova Friburgo - RJ, 2003.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. FEE. Dados Município de Arroio do Tigre.2011. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/feedados/consulta/ menu_consultas.asp?tp_Pesquisa=var_Anual>. Acesso em 9 de ago. 2011.

GOMES, Maria Isabel dos Santos Resgate. “Diversidades e comportamentos juvenis: um estudo dos estilos de vida de jovens de origem étnico-culturais diversificadas em Portugal”. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 19, n. 1, p. 41-64, jan./jun. 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em:28 set. 2010.

LAMARCHE, Hugues. A agricultura familiar: comparação internacional. Tradução Ângela Maria Naoko Tijiwa. Campinas, SP, Unicamp, 1993.

LIMA, Maria Alice Dias da Silva; ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de; LIMA, Cristiane Cauduro. “A utilização da observação participante e da entrevista semiestruturada na pesquisa em enfermagem”. Revista Gaúcha Enfermagem. Porto Alegre, v. 20, n. esp., p.130-142, 1999.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa Social: teoria método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: VON SIMSON, Olga Moraes Experimentos com histórias de vida (Itália-Brasil).São Paulo: Vértice v.5, p. 68-80, 1988.

REDIN, Ezequiel. “O Jovem Rural Conquistando o Seu Espaço: Um [re] olhar sobre as Questões Sociais”. Revista Brasileira de Agroecologia, Porto Alegre, v. 4, n. 2/nov. 2009.

REDIN, Ezequiel. Entre o produzir e o reproduzir na agricultura familiar fumageira de Arroio do Tigre/RS. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural). Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), 2011.

RUA, Maria da Graça. As políticas públicas e a juventude dos anos 1990. In: RUA, Maria da Graça. Jovens acontecendo na trilha das políticas públicas. Brasília: Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), p.731-752, 1998.

PEREIRA, Jorge Luiz de Góes. Juventude rural: para além das fronteiras entre campo e cidade. 2004. Tese (Doutorado em Sociedade e Agricultura). Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Agricultura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica (RJ), 2004.

SILVA, Vera Terezinha Carvalho. O jovem rural como ator principal para a construção de um novo modelo rural, promovendo um espaço de qualidade de vida, sustentabilidade social e ambiental. Porto Alegre: EMATER/RS-ASCAR, 2007. Disponível em: <http://osgeydel.cebem.org/docs/19bra_431_204354.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2012.

SPOSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo César Rodrigues. “Juventude e políticas públicas no Brasil”. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p.16-39, set. /out. /nov. /dez. 2003.

TROIAN, Alessandra. Percepções e projetos de jovens rurais produtores de tabaco de Arroio do Tigre/RS. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

VIEIRA, Rosângela Steffen. Juventude e sexualidade no contexto (escolar)de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

WEISHEIMER, Nilson. A situação juvenil da agricultura familiar. Tese (Doutorado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

WEISHEIMER, Nilson. Juventudes rurais: mapas de estudos recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005.

Published

2016-04-18

Issue

Section

Original articles

Similar Articles

1-10 of 199

You may also start an advanced similarity search for this article.