Fatores relevantes na determinação das escolhas gerenciais e organizativas dos fruticultores da região norte fluminense
Palavras-chave:
Gerenciamento, organização, decisãoResumo
A pesquisa teve como objetivo caracterizar o perfil social dos fruticultores da região Norte do estado do Rio de Janeiro e explicar, com o uso do modelo logit, algumas das decisões tomadas pelos produtores. Os dados foram obtidos mediante aplicação de 378 questionários. Constatou-se que a escolaridade é um dos fatores mais importantes na tomada de decisão dos agricultores quanto a aspectos como administração e organização. A importância da fruticultura e a experiência com essa atividade também se mostraram relevantes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, C. O. Fruticultura brasileira: de abacaxi em abacaxi chegamos lá! Bahia Agrícola, Salvador, v. 6, n. 1, p. 23-30, 2003.
AZEVEDO, H. J. Uma análise da cadeia produtiva da cana-de-açúcar na região Norte Fluminense. In: PESSANHA, R. M.; SILVA NETO, R. Economia e desenvolvimento no Norte Fluminense: da cana de açúcar aos royalties do petróleo. Campos dos Goytacazes: WTC Editor, 2004. p. 1-364.
BRANDÃO, A. S. P. O pólo de fruticultura irrigada no norte e noroeste fluminense. Revista de Política Agrícola, Brasília, ano XIII, n. 2, p. 78-86, 2004.
CAMPO. Estudo da Viabilidade de um pólo de fruticultura irrigada na região norte - noroeste fluminense. Rio de Janeiro: Firjan, 1998.
CURTARELLI, L.; ROCHA JUNIOR, W. F., SHIKIDA, P. F. A. Modelagem comportamental pela técnica da preferência declarada aplicada aos agricultores de Santa Helena (PR). Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v.44, n.2, p. 243-262, 2006.
FERREIRA, A. S., NASCIMENTO, D. C. O. Análise do processo de modernização da fruticultura na região norte do estado do Rio de Janeiro. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 27, 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ENEGEP, 2007. p. 1-10.
FRANCISCO, V. L. F. S., PINO, F. A., VEGRO, C. L. R. Tecnologia da informação na cafeicultura. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 77-82, 2005.
GREENE, W. H.. Econometric Analysis. 2. ed. New York: Macmillan Publishing Company, 1993. 791 p.
LEITE, J.G.A. A importância da fruticultura na geração de renda e emprego. Jornal da OCEMG, Belo Horizonte, v. 4, n. 63, p.3, 1996.
LIMA, S. S. et al. Nível tecnológico e fatores de decisão para adoção de tecnologia na produção de caju no Ceará. Revista de Economia e Agronegócio, Viçosa, v. 8, p. 121-145, 2010.
MONTE, E. Z.; TEIXEIRA, E. C. Determinantes da adoção da tecnologia de despolpamento na cafeicultura. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 44, n.2, p. 201-217, 2006.
NASCIMENTO, D. C. O.; SILVA, R. B. Análise do processo de expansão da fruticultura na região norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro. In: Semana de Engenharia da UFF, 7, Seminário Fluminense de Engenharia, 4, Niterói, 2005. Anais... Niterói, UFF, 2005.
SILVA, A. C. P. As estratégias de modernização do espaço rural fluminense: técnica, planejamento e gestão no campo do rio de janeiro. Campo-Território: revista de geografia agrária, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 92-122, 2006.
SILVA, R. P.; PEIXOTO, J. R.; JUNQUEIRA, N. T. V. Influência de diversos substratos no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro azedo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa DEG). Revista Brasileira e Fruticultura, Jaboticabal, vol.23, n.2, p. 377-381, 2001.
SOARES FILHO, W. S., DANTAS, J. L. L. Melhoramento genético de fruteiras na Embrapa Mandioca e Fruticultura. In: Semana Acadêmica de Horticultura do Espírito Santo, 1, 2003, Alegre. Anais... Vitória: SEAHORTES, 2003, p. 31-35.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Paulo Marcelo de Souza, Robson Mendes de Paulo, Niraldo José Ponciano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista IDeAS.