A noção de capital social e seu lugar na pauta de agências de desenvolvimento
Palavras-chave:
Capital social, Agências dedesenvolvimento, PobrezaResumo
O objetivo deste artigo é compreender a notoriedade recente da noção de capital social e seu lugar na pauta de agênciasde desenvolvimento. Para tanto recuperamos a abordagem de Putnam (1996) e seus desdobramentos, especialmente entre autores como Evans, (1996), Fox (1996), Durston (1999) que operam a noção de capital social a partir de uma perspectiva que interessa as chamadas agências de desenvolvimento, para as quais a dimensão instrumental da noção é fundamental. Por fim, chamamos atenção para questões que precisam ser
problematizadas em função do status alcançado pela noção de capital social no atual debate sobre o desenvolvimento.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, R. Capital social: cinco proposições sobre desenvolvimento rural. II Fórum CONTAG de Cooperação Técnica: A Formação de Capital Social para o Desenvolvimento Local Sustentável. São Luís, Dezembro, 1998, mimeo.
ARAÚJO, M. C. Capital Social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000.
DARSTON, J. Construyendo capital social comunitário. Revista da CEPAL, Dezembro de 1999, p. 103- 118.
EVANS, P. Goverment action, social capital and development: reviewing the evidence on synergy. World Development, 24, June, 1996, pp.1119-1132.
FOX, J. How does civil society thicken? The political construction of social capital in rural México. World Development, Vol. 24, N 06, 1996, p. 1089-1103.
MILANE, C. Teorias do Capital Social e Desenvolvimento Local: lições a partir da experiência de Pintadas - Bahia, Brasil, 2005. Disponível em: www.adm.ufba.br/capitalsocial Acesso em: 04/02/2006.
OLIVEIRA. F. de. Aproximações ao Enigma: que quer dizer desenvolvimento local? São Paulo: Instituto Polis, Março 2001, 29p.
PUTNAM, R. D. Comunidade e Democracia: A experiência da Itália Moderna. Rio de Janeiro - RJ: FGV, 2000.
ROMANO, J. O. Empoderamento: recuperando a questão do poder no combate a pobreza. in: ROMANO J. O.; ANTUNES, M. O. (orgs.). Empoderamento e direitos no combate a pobreza. Rio de Janeiro: Action-Aid Brasil, 2002, p. 9-20.
TONELLA, C. Capital social e redução da pobreza: o ponto de vista da CEPAL. Revista de Sociologia e Política, n 21, Curitiba, Novembro de 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista IDeAS.