Jovens da região central do Rio Grande do Sul
perspectivas e políticas para permanência no meio rural
Palavras-chave:
jovens, juventude rural, políticas públicas, desenvolvimentoResumo
A juventude é uma categoria socialmente destacada, uma fase de mudanças que merece ser estudada, sobretudo a juventude rural que se torna invisível mediante o processo de socialização da agricultura. O estudo objetiva caracterizar os jovens que têm permanecido no meio rural, apresentando suas percepções em relação ao que precisa mudar e melhorar para que os jovens permaneçam no campo, bem como as políticas públicas conhecidas e acessadas por eles. Para tanto, foram entrevistados 18 jovens de 11 diferentes comunidades rurais do Município de Arroio do Tigre, região central do Rio Grande do Sul. O estudo limitou-se a jovens de 14 a 25 anos que projetam suas vidas no meio rural. Verificou-se que os jovens sentem-se bem na fase da vida em que se encontram e associam a juventude a uma etapa de liberdade e responsabilidades. No que diz respeito às suas perspectivas, os entrevistados demandam investimentos, políticas específicas e apoio governamental, desejam ainda respeito e valorização à profissão e ao modo de vida do agricultor. Por fim, salienta-se que os jovens são inseridos em políticas públicas destinadas às demais faixas etárias. As políticas conhecidas e acessadas são destinadas à produção e à produtividade, havendo carência de atividades não agrícolas e relacionadas ao lazer e à educação.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Ricardo et al. Juventude eagricultura familiar: desafios dos novos padrões sucessórios. Brasília: UNESCO, 1998.
ABRAMOVAY, Ricardo. “Agricultura familiar e serviço público: novos desafios à extensão rural.” Brasília. Cadernos de Ciência &Tecnologia, v. 15, n.1, p.132-152, jan./abr. 1998.
BRUMER, Anita. “Gênero e agricultura: a situação da mulher na agricultura do Rio Grande do Sul”. Estudos Feministas,v. 12, n. 1, p. 205-227, 2004.
BRUMER, Anita et al. Juventude rural e divisão do trabalho na unidade de produção familiar. In: Congresso Internacional Rural Sociology Association(IRSA), Rio de Janeiro, Anais, 2000.
CARNEIRO, Maria José. O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira; SANTOS, Raimundo; COSTA, Luiz Flávio de Carvalho (org.). Mundo Rural e Política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa Guaraná. Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
DAYRELL, Juarez. “O jovem como sujeito social”. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 40-52, set/out./nov./dez., 2003.
DURSTON, John. (org.). Juventude rural: modernidad y democracia em América Latina. Santiago de Chile: Cepal, 1996.
FROSSARD, Antônio Carlos. Identidade do jovem rural confrontando com estereótipo de Jeca Tatu: um estudo qualitativo com os jovens da EFA Rei Alberto I. p 209. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação), Universidade Nova de Lisboa – Portugal, Universidade François Rabelais De Tours – França, Nova Friburgo - RJ, 2003.
FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. FEE. Dados Município de Arroio do Tigre.2011. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/feedados/consulta/ menu_consultas.asp?tp_Pesquisa=var_Anual>. Acesso em 9 de ago. 2011.
GOMES, Maria Isabel dos Santos Resgate. “Diversidades e comportamentos juvenis: um estudo dos estilos de vida de jovens de origem étnico-culturais diversificadas em Portugal”. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 19, n. 1, p. 41-64, jan./jun. 2001.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em:28 set. 2010.
LAMARCHE, Hugues. A agricultura familiar: comparação internacional. Tradução Ângela Maria Naoko Tijiwa. Campinas, SP, Unicamp, 1993.
LIMA, Maria Alice Dias da Silva; ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de; LIMA, Cristiane Cauduro. “A utilização da observação participante e da entrevista semiestruturada na pesquisa em enfermagem”. Revista Gaúcha Enfermagem. Porto Alegre, v. 20, n. esp., p.130-142, 1999.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa Social: teoria método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: VON SIMSON, Olga Moraes Experimentos com histórias de vida (Itália-Brasil).São Paulo: Vértice v.5, p. 68-80, 1988.
REDIN, Ezequiel. “O Jovem Rural Conquistando o Seu Espaço: Um [re] olhar sobre as Questões Sociais”. Revista Brasileira de Agroecologia, Porto Alegre, v. 4, n. 2/nov. 2009.
REDIN, Ezequiel. Entre o produzir e o reproduzir na agricultura familiar fumageira de Arroio do Tigre/RS. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural). Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), 2011.
RUA, Maria da Graça. As políticas públicas e a juventude dos anos 1990. In: RUA, Maria da Graça. Jovens acontecendo na trilha das políticas públicas. Brasília: Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), p.731-752, 1998.
PEREIRA, Jorge Luiz de Góes. Juventude rural: para além das fronteiras entre campo e cidade. 2004. Tese (Doutorado em Sociedade e Agricultura). Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Agricultura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica (RJ), 2004.
SILVA, Vera Terezinha Carvalho. O jovem rural como ator principal para a construção de um novo modelo rural, promovendo um espaço de qualidade de vida, sustentabilidade social e ambiental. Porto Alegre: EMATER/RS-ASCAR, 2007. Disponível em: <http://osgeydel.cebem.org/docs/19bra_431_204354.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2012.
SPOSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo César Rodrigues. “Juventude e políticas públicas no Brasil”. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p.16-39, set. /out. /nov. /dez. 2003.
TROIAN, Alessandra. Percepções e projetos de jovens rurais produtores de tabaco de Arroio do Tigre/RS. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
VIEIRA, Rosângela Steffen. Juventude e sexualidade no contexto (escolar)de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
WEISHEIMER, Nilson. A situação juvenil da agricultura familiar. Tese (Doutorado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
WEISHEIMER, Nilson. Juventudes rurais: mapas de estudos recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista IDeAS.